A MEC AM completa 98 anos neste 7 de Setembro. Quase um século dedicado à cultura, educação, entretenimento e informação. Herança de um ideal de Edgard Roquette-Pinto, considerado pai da radiodifusão no Brasil, a MEC teve seus pilares estabelecidos pela Rádio Sociedade, criada em 1923, pelo próprio Roquette Pinto ao lado de Henrique Morize.
Desde sempre, a emissora teve sua sede na cidade do Rio de Janeiro. Em 7 de setembro de 1936, a então Rádio Sociedade passou ao controle do Ministério de Educação, e passou a se chamar Rádio Ministério da Educação, popularmente Rádio Ministério e, depois, Rádio MEC.
Em toda sua história, jamais renunciou à programação com foco na cultura. E essa é, até hoje, a base do conteúdo veiculado diariamente, um diferencial em relação às emissoras comerciais, como explica o gerente Thiago Regotto. Para ele, a programação da emissora se destaca como um grande recorte da cultura brasileira e da canção popular. Além de um grande espaço para temas ligados à educação.
Primeira emissora do Brasil e mais antiga em operação ininterrupta, passaram pela Rádio Mec intelectuais e personalidades de peso, entre eles, Villa-Lobos, Mário de Andrade, Afrânio Peixoto e Bidú Saião. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui acervos de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.
E, para marca essa data importante não apenas para a emissora, mas para a radiodifusão brasileira, a MEC AM terá uma programação especial neste 7 de Setembro com os melhores momentos do seu acervo, entrevistas e, é claro, a participação daquele que é o principal objetivo: o público. Segundo Thiago Regotto, serão relembradas diversas entrevistas antigas e bate-papos com quem já fez história na emissora.
Muitos ouvintes têm uma relação de longa data com a rádio, como é o caso de João Brother, morador de Madureira, na zona norte do Rio e que se declara apaixonado pelos conteúdos veiculados na emissora. Segundo ele, a Rádio MEC é uma emissora acolhedora e diz que ele sempre ouvia a rádio pela noite. Ele elogia o profissionalismo dos radialistas e jornalistas que fazem parte do seu cotidiano.
Com sua programação totalmente voltada para a difusão da cultura nacional, a Rádio MEC contempla toda a diversidade da música brasileira, de gêneros como o choro, música regional, instrumental e de concerto. Tem ainda programas dedicados a literatura, cinema, dramaturgia e artes como um todo.
Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi